Notícias

Reabertura do comércio foi tema de debate na Serra FM

0

 

Por Juliana Lima

A Rádio Serra FM 87,9 gerou nesta quarta-feira (29/04) o segundo programa “Enfrentando a Crise”, promovido pela CDL, SindCom, SET/SERTÃO e CDI-Sertão, em cadeia com outras emissoras da região.

Conduzido por Juliana Lima e Joãzinho Teles, o debate contou com a participação de Marcus Godoy, presidente da CDL; Francisco Mourato, presidente do SindCom e Everaldo Lima, diretor da CDL e Fecomércio. A principal pauta foi a expectativa para reabertura do comércio e os impactos na economia da cidade em virtude da crise do coronavírus. 

Marcus Godoy, presidente da CDL, defendeu a volta gradativa do comércio, como acontece em outros estados. “Estamos preocupados com a questão do coronavírus, com a saúde das pessoas, que é o principal foco, mas temos exemplos de cidades, como na Bahia e Minas Gerais, onde o comércio abriu com todas as exigências de saúde, com o uso da máscara, uso do álcool, lavagem das mãos. Cidades onde o comércio abriu gradativamente, com horários alternados, rodízio, e diminuiu a aglomeração nos bancos, a aglomeração nas ruas, porque essas lojas passaram a atender a população com todos os cuidados”, disse. 

Francisco Mourato, do SindCom, destacou as propostas de flexibilização que vêm sendo levadas ao Governo do Estado. “Foi apresentado na última reunião com o Governo do Estado um leque de possibilidades de abrir o comércio, como em horários alternados, dias alternados, horários reduzidos. Nós não podemos pedir outra coisa ao governo do estado a não ser ter sensibilidade com essa situação e não tratar o interior como trata a capital. Estamos numa agenda de hoje até segunda-feira com autoridades do comércio e representações de todo o interior, formulando propostas para que se o governo resolver manter o comércio fechado no modelo que está, a gente tem que voltar ao governo propondo alternativas”, afirmou. 

Comerciante do segmento de calçados, Everaldo de Melo Lima relatou a difícil situação vivida pelo comércio local. “Após quarenta dias de portas fechadas, nós temos empresas em coma, temos empresas mortas, e não sabemos quem sai do coma e quem ressuscita. A crise é braba, os governos municipais, governo do estado de Pernambuco e governo federal têm que olhar para essas empresas, olhar para a geração de empregos, olhar para a geração de renda”, alertou o empresário. 

ENQUETE

Durante a programação, a Serra FM ouviu a opinião dos ouvintes acerca da reabertura do comércio. Para 23 participantes o comércio deveria reabrir nesse momento, enquanto a maioria, 39 pessoas, é contra. 

 

Serra FM

Fique ligado na Serra FM

Post anterior

Obra de 5 milhões tem previsão de entrega em junho em Serra

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias