Notícias

Deputado quer Clarice Lispector como Patrona da Literatura Pernambucana

0

A escritora Clarice Lispector, que completaria 100 anos em dezembro, pode ser declarada Patrona da Literatura Pernambucana. Natural da Ucrânia e naturalizada brasileira, Clarice viveu sua infância e adolescência no bairro da Boa Vista, no Recife, e foi estudante do Ginásio Pernambucano, local onde teria decidido tornar-se escritora.

O projeto de lei que pode dar a Lispector o patronado da literatura no Estado é de autoria do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) e já está tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “A obra de Clarice Lispector transcende as fronteiras de Pernambuco e até do Brasil. Mesmo não tendo nascido em terras pernambucanas, aqui ela cresceu e estabeleceu suas bases para o que se tornaria na vida adulta, representando muito bem o Recife e Pernambuco por onde ela passou”, explica Dutra.

O parlamentar fala ainda sobre o tom de homenagem que a proposta possui: “Neste ano em que Clarice Lispector faria 100 anos, o título de Patrona da Literatura Pernambucana é uma justa homenagem a todo o seu legado. Com a culminância da sua obra sendo a nordestina Macabéa, e diante de todo o apreço demonstrado pela classe artística e escritores locais, podemos aqui dizer que a proposta do projeto apenas reflete a vontade de todos que se expressam a partir da literatura, e que encontram o consolo da arte nas letras”, justifica.

Também jornalista, a escritora falecida em 1977, aos 57 anos de idade, tem entre suas principais obras os livros Perto do Coração Selvagem, Laços de Família, A Paixão segundo G.H., A Hora da Estrela e Um Sopro de Vida.

Serra FM

*Serra Talhada contemplada com 1.208 cestas básicas para famílias vulneráveis

Post anterior

Prefeitura instala mais vinte lavatórios públicos em pontos estratégicos da cidade

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias