O contribuinte que estava aguardando o acesso à declaração pré-preenchida para enviar o IR 2021 não tem mais desculpas para adiar a entrega. A Receita Federal antecipou a liberação do documento para esta quarta-feira (24).
A nova ferramenta promete facilitar o envio da declaração do Imposto de Renda (IR) por já trazer informações básicas do contribuinte.
Tais como:
Gastos com assistências médica e odontológica;
Internações;
Pagamentos efetuados com despesas de saúde;
Reembolsos;
Rendimentos exclusivos;
Rendimentos isentos; e
Rendimentos tributáveis.
A declaração pré-preenchida poderá ser acessada e entregue via programa do IR 2021, portal da Receita Federal ou aplicativo nas versões android e iOS.
Vale lembrar que o prazo final para o envio do documento é 30 de abril.
De onde vem as informações?
Das fontes pagadoras através da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), inclusive dados financeiros; e
Das pessoas jurídicas do ramo de imóveis através da Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (Dimob); e
Das pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde através da Declaração de Serviços Médicos (Dmed); e
Da própria declaração IRPF do contribuinte, do ano calendário anterior.
José Carlos Santos Lindoso, auditor da Receita Federal e responsável pelo desenvolvimento do programa de declaração do IR, diz que o documento ajudará bastante o contribuinte.
O auditor frisa, porém que é de responsabilidade do contribuinte conferir todas as informações apresentadas na declaração pré-preenchida, corrigir, se for o caso, e acrescentar dados que não foram incluídos.







Comentários