Notícias

PE: Servidores terceirizados que trabalham em portarias de hospitais públicos deflagram greve

0

Funcionários terceirizados que trabalham em portarias e recepções de hospitais públicos de Pernambuco deflagraram, nesta segunda-feira (29), uma greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica pagamento de salários e benefícios atrasados. Um dos representantes informou que cerca de 150 profissionais participam da mobilização.

Além do atraso de dois meses no pagamento do salário, os trabalhadores também alegam que há três meses atrasados para pagamento do tíquete-alimentação e que não recebem o vale-transporte há dois meses. A categoria relatou, ainda, atraso nos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) há seis meses.

“Fizemos uma assembleia na sexta-feira (26) e decretamos estado de greve, como está na legislação. Já foram exauridos todos os tipos de negociações”, afirmou o presidente da Força Sindical em Pernambuco, Rinaldo Júnior.

De acordo com a categoria, funcionários terceirizados dos hospitais da Restauração, no Derby, na área central do Recife; Barão de Lucena, na Iputinga, na Zona Oeste da capital; e Ulisses Pernambucano, na Tamarineira, na Zona Norte da cidade, pararam as atividades nesta segunda-feira (29).

“Percorremos sete hospitais na manhã de hoje, com 154 profissionais terceirizados trabalhando neles. A adesão tem sido boa”, afirmou Júnior.

Resposta do governo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em nota, que está em dia com os pagamentos feitos à empresa. Foram feitas 17 notificações à empresa terceirizada ao longo de 2021 porque a companhia “vem descumprindo recorrentemente as cláusulas contratuais com o estado”, segundo o governo.

Um processo de apuração e aplicação de penalidades foi aberto devido aos descumprimentos da empresa, de acordo com a SES. Também está em andamento um processo administrativo para a contratação de uma nova companhia que preste os mesmos serviços.

“A Secretaria Estadual de Saúde informa, ainda, que já procedeu aos trâmites para realização de bloqueio judicial dos créditos contratuais, tendo em vista ação trabalhista ajuizada pelo Sindicato da categoria (STEALMOAIC) para que este possa, enfim, prosseguir com o pagamento aos funcionários das verbas em atraso”, disse a secretaria, no texto.

Serra FM

Banco Mundial prevê Brasil entre as economias com pior desempenho na América Latina em 2021

Post anterior

Nascidos em novembro podem atualizar dados no Caixa Tem

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias