Um gesto simples está levando aconchego a pacientes com covid-19 internados em uma Unidade de Pronto Atendimento de São Carlos, no interior paulista. As técnicas de enfermagem da unidade passaram a adotar um método para aquecer as mãos de pacientes intubados. Chamada de Mãozinha do amor, a técnica é feita com duas luvas cirúrgicas e água morna, que são amarradas uma na outra e envolvem a mão dos pacientes.
A técnica de enfermagem Semei Araújo viu a ideia em um vídeo de internet, gostou da proposta e resolveu colocar em prática. Ela conta que o a luva é a maior arma que a gente tem, de aconchego e de carinho com o paciente, porque você pega uma luva enche ela com ar e dá para uma criança, dá mesma forma ela se transformou essa luvinha do amor.
Semei Araújo detalha ainda que o efeito é imediato, assim que as luvas com água quente são colocadas entre as mãos frias do paciente, a coloração da pele vai voltando ao normal.
O Secretário de Saúde do município de São Carlos, Marcos Palermo, destaca a importância de gestos simples como esse que fazem parte de um tratamento humanizado:
Comentários