Notícias

Recife começa a vacinar profissionais da educação nesta quinta-feira (29)

0
Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde

Começa nesta quinta-feira (29) a vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da educação com 40 anos ou mais que atuam no Recife. Com agendamentos abertos desde a noite de quarta-feira (28), os profissionais podem ser vacinados nos 17 pontos disponibilizados pela Prefeitura, entre salas e drive-thrus, das 7h30 às 18h30.

Poderá receber a vacina quem trabalha em instituições da educação do ensino básico (infantil, fundamental e médio) públicas da rede municipal, estadual e federal, além da rede privada. O anúncio do início da imunização para o novo grupo foi recebido pelas entidades sindicais representativas do setor como uma resposta às reivindicações que vêm sendo feitas pelas categorias desde o início da pandemia.

“Vemos essa decisão da Prefeitura do Recife como coerente. Ainda bem que o poder público foi sensível à nossa luta e esperamos que outros municípios sigam o mesmo roteiro de inclusão dos profissionais da educação entre os grupos prioritários”, aponta Wallace Melo, secretário de formação do Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Pernambuco (Sinpro-PE).

Para Claudia Ribeiro, coordenadora Sindicato das Professoras e Professores do Recife (Simpere), a vacinação por si só não é garantia de uma volta segura às salas de aula. “Aprovamos, durante a assembleia realizada na última segunda-feira, o estado de greve. Vamos manter isso na exigência de que a volta presencial só ocorra quando Pernambuco tiver condições sanitárias. Não basta vacinar os trabalhadores se, nas comunidades ao redor das escolas, a contaminação permanecer alta”, pondera.

O início das vacinações no Recife não altera a situação dos professores da rede estadual, que estão em greve há mais de uma semana. “No momento, essa vacinação diz respeito apenas aos profissionais que atuam em apenas uma cidade. E as demais localidades? Continuamos na luta para que a imunização seja direito de todos e todas”, apontou Ivete Caetano, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), que prepara para a próxima sexta-feira uma mobilização pedindo a aceleração da vacinação em todo o Estado, com uma carreata partindo do Centro Esportivo Santos Dumont, na Zona Sul.

Liberado pelo Governo do Estado desde 26 de abril, o retorno presencial das escolas municipais dependem dos cronogramas aprovados por cada município. Segundo Fred Amâncio, secretário de educação do Recife, já existe um planejamento pronto para a cidade e a data de retomada presencial das escolas públicas municipais deve ser anunciada nos próximos dias.

Serra FM

TRF-4 revoga a prisão de Eduardo Cunha

Post anterior

Pazuello será ouvido na próxima quarta-feira, anuncia presidente da CPI da Covid

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias