O coração pesa, aproximadamente, 300 gramas, com pequenas variações por pessoa. Não está no top 5 dos órgãos mais pesados do corpo humano, mas carrega uma grande responsabilidade.
Assim, os sintomas que indicam algum problema de coração podem ser manifestados de diferentes formas, indo muito além da popular dor no peito e da falta de ar.
Diante desse quadro, especialistas alertam para o perigo da morte súbita, conhecidapor morte repentina ou inesperada, em pessoas vítimas de parada cardíaca, por desconhecimento de ser portador de doença precipitante.
Normalmente, é predominante em pacientes do sexo masculino, sendo que 50% falecem antes de atendimento médico. A idade crítica é até os seis anos e a partir dos 35 anos, sendo responsável por 12 a 32% das mortes naturais.
“Devemos ter atenção para fatores de risco como o fato de ter mais de dois casos demortes súbitas na família, múltiplos infartos, síncope, sobreviventes de parada cardíaca e arritmias cardíacas complexas”, alerta a médica cardiologista e hemodinamicista Tieta Albanez.







Comentários