Notícias

Preço da carne subiu 4 vezes mais do que a inflação no Recife

0

Os efeitos da pandemia da Covid-19 têm influenciado vários aspectos da vida do brasileiro. De 2020 para cá, os alimentos disponíveis na maioria das mesas do país também mudaram. Uma pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que, no ano passado, o consumo de carne vermelha diminuiu em 5%, alcançando o menor patamar desde o início da série histórica da pesquisa, em 1996.

A explicação para a queda está nas prateleiras dos supermercados. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no acumulado dos últimos doze meses, o preço da carne subiu em média 34,32% no Recife, ficando muito acima da inflação do mesmo período, de 8,36%. O preço subiu 4,1 vezes mais do que a inflação. No Brasil, a alta da carne foi de 38%, enquanto a inflação ficou em 8,06%.

Entre os cortes de carne que mais sofreram com o aumento do preço, estão às carnes de segunda, consumidas pela população de baixa renda. Na capital pernambucana, o músculo foi o corte que registrou a maior alta, 40,82%, seguido da costela, que teve o preço elevado em 34,30%. Já a alcatra, considerada carne de primeira, registrou o menor aumento, 19,05%. O fígado ficou com alta de 21,68% nos últimos doze meses.

Serra FM

Brasil abre Copa América com vitória

Post anterior

Gás de cozinha: preço sobe nesta segunda 5.9%

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias