Cinco tripulantes estrangeiros do navio cargueiro Bow Clipper, de bandeira da Noruega, testaram positivo para Covid-19. Por isso, a embarcação ficará retida em isolamento, em alto-mar, em uma área de fundeio, onde é permitido ancorar, nas imediações do Porto de Suape. A informação foi repassada pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira (28), no boletim de acompanhamento da pandemia.
De acordo com o governo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a embarcação conta, ao todo, com 33 tripulantes, todos de origem filipina. Eles estão sem sintomas da Covid.
Em um período de um mês, este é o segundo navio a ficar retido em Pernambuco, após tripulantes testarem positivo para o novo coronavírus.
No dia 30 de junho, o navio cargueiro Shoveler, de Chipre, foi retido com 19 tripulantes, após nove casos positivos de Covid-19. Três precisaram de cuidados médicos e um morreu. Os casos foram os primeiros confirmados da variante delta no estado.
Os cinco homens do Bow Clipper que testaram positivo para Covid-19 têm idades entre 23 e 49 anos. A orientação da Anvisa é que a embarcação continue cumprindo quarentena na área de fundeio.
A tripulação só poderá seguir viagem após o cumprimento de 14 dias de isolamento, a partir da confirmação dos casos, ou apresentando teste RT-PCR não detectável em coleta realizada a partir do décimo dia da quarentena.
Shoveler
De acordo com o governo de Pernambuco, o último tripulante filipino do Shoveler que estava em enfermaria de uma unidade privada do Recife recebeu alta na terça-feira (27).
Não há mais nenhum tripulante da embarcação hospitalizado. Um dos tripulantes com Covid-19 morreu no dia 18 de julho.
As amostras dos dois tripulantes que se recuperaram passaram por sequenciamento genético, sendo detectada a variante delta, de origem indiana.
Um terceiro tripulante, que ficou em isolamento no navio, também teve essa variante confirmada em sua amostra biológica.
Comentários