Notícias

PoderData: para 50%, Bolsonaro está pessoalmente envolvido com corrupção

0

Metade da população brasileira (50%) acha que o presidente Jair Bolsonaro está pessoalmente envolvido com algum esquema de corrupção. Os que descartam a possibilidade são 38%, enquanto 12% não souberam responder.

Os números foram captados em pesquisa PoderData realizada de 5 a 7 de julho de 2021 com 2.500 pessoas nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O levantamento é o 1º sobre o tema feito pela divisão de estudos estatísticos do Poder360. Mediu a percepção dos brasileiros depois das acusações de irregularidades na compra da vacina Covaxin, que têm ganhado forte repercussão na CPI da Covid.

Uma em cada 4 pessoas que votaram em Bolsonaro em 2018 acha que o presidente tem envolvimento com ilegalidades. A divulgação deste levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Estaques Demográficos

O gráfico a seguir estratifica o voto de cada entrevistado sobre a percepção de esquemas de corrupção no governo. O Poder360 destaca:

  • idade – 70% dos que têm de 16 a 24 anos acham que Bolsonaro está envolvido com corrupção; 49% dos que têm de 25 a 44 anos acham que não;
  • renda – 76% dos que ganham mais de 10 salários mínimos dizem que o presidente está envolvido em algum caso de corrupção.

Bolsonaristas Fiéis

O combate à corrupção foi uma das principais bandeiras de Bolsonaro à época das eleições em 2018. Essa é uma tecla repetida ainda várias vezes pelo presidente e por integrantes do governo.

Os resultados do PoderData mostram que os bolsonaristas, em sua grande maioria (82%), acham que o presidente não está envolvido com corrupção. Nos que o avaliam mal, 79% têm percepção contrária.

O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

As entrevistas (2.500) foram feitas em 421 municípios em todos os Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Serra FM

Bolsonaro indica André Mendonça para vaga no Supremo

Post anterior

Presidente da CPI afirma que crime de responsabilidade de Bolsonaro está ‘cada vez mais claro’

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias