Notícias

Governo Federal reconhece situação de emergência por desastres naturais em 5 cidades do Nordeste

0

O governo federal reconheceu a situação de emergência em cinco cidades do Nordeste do país atingidas por desastres naturais.

Enfrenta estiagem os municípios de Sebastião Laranjeiras, na Bahia, Itatira, no Ceará, e Assú e Olho D’Água do Borges, no Rio Grande do Norte. Já a seca, que é uma falta de chuvas mais prolongada, atinge o município de Ielmo Marinho, também no Rio Grande do Norte.

A partir do reconhecimento, os gestores locais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada. É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.

“O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda.”

A solicitação de recursos para ações de defesa civil deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Além das cidades nordestinas, o MDR reconheceu a situação de emergência em outras sete cidades brasileiras por conta de desastres naturais.

Serra FM

Senado aprova suspensão da prova de vida até dezembro

Post anterior

Serra Talhada registra dois novos casos nesta sexta (13)

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias