Política

TRE-PE começou a mapear os locais de votação do Estado para adaptá-los às pessoas com deficiência

0

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou a mapear todos os locais de votação do Estado para adaptá-los às necessidades das pessoas com deficiência. São cerca de 3.500 locais de votação (escolas, clubes, universidades etc.) onde há aproximadamente 21 mil seções de votação.

A ideia é que até as eleições de 2024 todos os locais de votação estejam com a acessibilidade garantida. A Comissão de Acessibilidade (CMA) do Tribunal já está intensificando este trabalho.

Em Petrolina, o presidente do TRE-PE, desembargador Carlos Moraes, apresentou o planejamento. Ele estava acompanhado do vice-presidente, desembargador André Guimarães, do desembargador eleitoral substituto Marcus Vinicius Rabelo Torres (presidente da CMA) e da desembargadora eleitoral Mariana Vargas (diretora da Escola Judiciária Eleitoral, EJE).

“Nosso objetivo é a inclusão. Existem muitos locais onde o acesso aos eleitores e eleitoras com deficiência não é o ideal. Nós vamos às autoridades públicas, aos gestores, para que integrem esse projeto e, assim, façam as obras necessárias. Queremos deixar um legado de cidadania porque, após as eleições, a acessibilidade melhorada vai servir em qualquer época do ano”, disse o presidente.

Existem hoje, em Pernambuco, 30.739 eleitores e eleitoras com algum tipo de deficiência. Desse contingente, 11.054 têm deficiência de locomoção.

Eleitor do futuro

O presidente Carlos Moraes também aproveitou a viagem a Petrolina para retomar um dos programas mais importantes do TRE-PE, o Eleitor do Futuro, que havia sido suspenso por causa da pandemia.

Na Escola Clementino Coelho, dezenas de jovens e adolescentes participaram de palestras que destacaram a importância da conscientização política para o fortalecimento da democracia. Todo o protocolo sanitário contra a covid-19 foi respeitado em ambos os eventos.

Serra FM

Bolsonaro entrega Ramal do Agreste a Pernambuco nesta quinta-feira

Post anterior

Pernambuco registra novo caso de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política