Pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de outubro mostra que 46% dos brasileiros avaliam o trabalho de seus governadores como “regular”. Outros 31% consideram “ruim” ou “péssimo”, e 22% classificam como “ótimo” ou “bom”.
A avaliação positiva sobre os chefes dos Executivos estaduais caiu de 31% para 22% em 3 meses, indicando que houve migração do grupo do “regular” para a consideração negativa. No levantamento feito em julho, a porcentagem era igual (31%) entre os que criticavam e os que aprovaram as gestões.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Avaliação por região
A estratificação mostra que a região Norte tem a maior polarização na avaliação dos líderes estaduais. São 46% os moradores da maior região do país que rejeitam seus governadores, enquanto 37% aprovam. Outros 16% classificam como “regular”.
Bolsonaristas rejeitam mais
No grupo que acham o trabalho do presidente “bom” ou “ótimo”, 49% reprovam a gestão dos governadores. Entre os que acham Bolsonaro “ruim” ou “péssimo”, são 28%.







Comentários