Política

Moro critica chapa Lula-Alckmin e diz que terceira via não é ‘união entre partidos políticos’

0

Com críticas à aproximação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido), o pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, participou nesta quarta-feira (26) da filiação do deputado estadual Arthur do Val e de outros nomes do MBL à sua legenda.

Moro fez afagos ao movimento, que ajudou a organizar protestos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff desde 2015 e deve agregar uma base digital à sua candidatura. No discurso, fez ataques indiretos ao PSDB, embora já tenha conversado com o governador de São Paulo João Doria, pré-candidato tucano à Presidência, sobre terceira via.

“Não é possível que a cada quatro anos nós tenhamos sempre as mesmas coisas. Quando a gente vai ver no fundo, como hoje tem esse movimento do ex-governador Alckmin em direção do PT, será que é tão diferente assim? Então a gente precisa ter realmente uma cara nova”, afirmou Moro.

Segundo ele, é preciso “acabar com essa história de a cada quatro anos pensar entre PSDB e PT”. Ao comentar a criação de uma candidatura de terceira via, o ex-juiz da Lava-Jato afirmou que essa negociação não deve ser feita “entre partidos políticos”: “União da terceira via não é entre partidos políticos. É entre movimentos, partidos, pessoas. É o que tá acontecendo hoje (filiação de integrantes do MBL).”

Na manhã desta quarta-feira, antes da filiação, Moro havia se reunido com outro grupo que atuou fortemente na internet a favor do impeachment de Dilma e em defesa da Lava-Jato: o Vem Pra Rua. Em um vídeo que postou nas redes sociais, ao lado de quatro integrantes do grupo, Moro diz que se comprometeu com eles em aprovar o fim da reeleição, o fim do foro privilegiado, a prisão após segunda instância, entre outras medidas.

Ao conversar com jornalistas, Moro voltou a dizer que pretende apresentar os rendimentos que recebeu do escritório Alvarez&Marsal. Segundo ele, a polêmica começou porque tem gente que fica “fantasiando e mentindo”.

“Quem não deve não teme, meus rendimentos são todos lícitos, normais. Eu não queria ceder ao abuso. Eu não vou apresentar ao TCU, porque está abusando do poder, o processo é ilegal, mas vou apresentar para todas as pessoas nas minhas redes sociais”, disse o ex-juiz.

Questionado sobre a possibilidade de deixar o Podemos e se filiar ao União Brasil, afirmou que não haverá “debandada” do partido.

Recém-filiado ao Podemos, depois de sair do Patriota, Do Val deve ser o candidato do partido de Moro a governador de São Paulo. Eleito deputado estadual e 2018, ele terminou a eleição para a prefeitura da capital paulista em quinto lugar, em 2020. Ao discursar, o parlamentar afirmou que a terceira via nasce no estado de São Paulo.

“É o estado que mais rejeita Bolsonaro e o PT”, afirmou ele. “O que o Podemos está fazendo aqui é dar uma cara de partido-movimento.”

Além de Do Val, outros nomes do MBL devem se filiar ao Podemos na janela partidária: o deputado federal Kim Kataguiri, de saída do DEM, que deve concorrer à reeleição, e o deputado estadual Heni Ozi Cukier, de saída do Novo, que pode ser candidato ao Senado.

Serra FM

Serra Talhada registrou 148 casos de covid nesta quarta (26)

Post anterior

Fernando Filho alfineta PSB e diz que oposição precisa acertar na mensagem

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política