Política

Dos 27 estados, 14 não têm uma mulher sequer cotada para a disputa ao governo

0

Das 27 unidades da federação, 14 não têm uma mulher sequer cotada para a disputa ao governo do estado, mostra levantamento feito pelo Globo. Enquanto isso, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) continua sendo a única pré-candidata à Presidência. Minoria nos palanques, elas representam 52,5% do eleitorado do país.

Ainda assim, o comando dos Executivos estaduais tem sido um desafio histórico para as brasileiras — só oito foram eleitas governadoras. A primeira foi há 28 anos, quando Roseana Sarney venceu no Maranhão. De lá para cá, o panorama pouco avançou, e o país tem hoje apenas Fátima Bezerra (PT) à frente de um Executivo estadual, no Rio Grande do Norte.

A sub-representação também é uma realidade na corrida presidencial, cuja única mulher eleita foi Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachment em 2016. Este ano, por enquanto, apenas Simone Tebet se lançou pré-candidata, e ainda sob resistências internas e convites para ser vice em outras chapas. A pesquisa Ipec mais recente, de dezembro, aponta 11 pré-candidaturas de homens.

A socióloga Camila Galetti, estudiosa de política institucional, feminismo e movimentos sociais na Universidade de Brasília (UnB), avalia que apesar da maior presença feminina nos espaços de poder, o aumento de mulheres eleitas ainda se dá a passos lentos.

— As mulheres têm muita dificuldade para chegarem à posição de tomar decisões dentro dos partidos. Cerca de 90% dos dirigentes partidários são homens, e isso afeta as indicações para as pré-candidaturas — diz a especialista, acrescentando que a ampliação dos quadros femininos é vital para a formulação de mais políticas públicas voltadas para este grupo.

Serra FM

Barroso ameaça suspensão do Telegram: ‘Brasil não é casa da sogra’

Post anterior

Covid-19: Brasil registra 54,22 mil novos casos e 314 mortes

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política