Política

Pesquisa Ipec: Lula lidera corrida presidencial com 44%; Bolsonaro tem 32%

0

A mais recente pesquisa Ipec (ex-Ibope) para a presidência da República indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com os números divulgados na noite da segunda-feira (15/8), no primeiro levantamento após o registro das candidaturas, o petista apareceu com 44% das intenções de voto. Bolsonaro chegou a 32% do eleitorado.

A divulgação dos resultados ocorreu um dia antes do início oficial da campanha dos presidenciáveis. Lula começará a falar para os eleitores em São Bernardo de Campo, enquanto Bolsonaro dará o pontapé inicial na busca pela reeleição em Juiz de Fora.

Ciro Gomes (PDT) vem logo a seguir na disputa, ao obter 6% das intenções de voto. Para 2% dos eleitores, a senadora Simone Tebet (MDB) é a mais preparada nas eleições.

Na última edição nacional da pesquisa do Ipec, divulgada em dezembro do ano passado, Lula aparecia na liderança, com 48% das intenções de votos no primeiro turno, contra 21% de Bolsonaro. O resultado garantia ao petista a vitória em primeiro turno.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas entre 12 e 14 de agosto em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04035/2022.

Pesquisa nos estados

Além do levantamento sobre a corrida presidencial, há pesquisas sobre as eleições no Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) aparece 18 pontos percentuais à frente de Alexandre Kalil. O atual chefe do Executivo tem 40% dos votos, enquanto o ex-prefeito de Belo Horizonte aparece com 22%. O senador Carlos Viana (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, está com 8% das intenções.

Do Estado de Minas

Serra FM

Simbolismo marca início de campanha dos candidatos ao Governo

Post anterior

Polícia: gangue atua roubando celulares no Sertão, homicídio em Palmares, foragido preso em Betânia

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política