Política

Ipec em Pernambuco: Raquel Lyra tem 51% no 2º turno, e Marília Arraes, 43%

0

Pesquisa do Ipec divulgada na terça-feira (25), encomendada pela Globo, aponta que a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que a candidata Marília Arraes(Solidariedade) tem 43%.

Este é o segundo levantamento para o governo de Pernambuco do instituto após o primeiro turno das eleições. No levantamento anterior, divulgado em 11 de outubro, Raquel obteve 50%, e Marília, 42%.

As entrevistas desta segunda pesquisa foram feitas entre o domingo (23) e esta terça-feira (25). Foram ouvidas 2 mil pessoas em 75 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01633/2022.

De acordo com o Ipec, se a eleição fosse hoje, Raquel teria 54% dos votos válidos, e Marília, 46%

Intenção de voto (estimulada – votos totais)

Raquel Lyra (PSDB): 51%
Marília Arraes (Solidariedade): 43%
Branco e nulo: 3%
Não sabem/não responderam: 3%
Intenção de voto (estimulada — votos válidos)

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Raquel Lyra tem 54%, e Marília Arraes, 46%. Os percentuais são iguais aos da pesquisa anterior, divulgada no dia 11 de outubro.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No primeiro turno, Marília recebeu 1.175.651 votos (23,97%), e Raquel, 1.009.556 votos (20,58%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Rejeição: Marília tem 36%, e Raquel, 23%
Ipec com eleitores de PE: Lula tem 69%, e Bolsonaro, 26%
Pesquisas eleitorais: o que é amostra, margem de erro e nível de confiança
Intenção de voto (espontânea – votos totais)

O levantamento também questionou os eleitores em quem votariam para governador, sem apresentar nomes. Raquel Lyra obteve 43%, e Marília, 34%. Além disso, 2% disseram que iriam votar em “outros”; 5% pretendem votar branco ou nulo; e 16% não souberam ou preferiram não opinar.

Índice de rejeição das candidatas

A pesquisa Ipec apontou ainda o índice de rejeição das candidatas. A sondagem mostra que 36% dos eleitores pernambucanos não votariam de jeito nenhum em Marília Arraes, e 23% não votariam de jeito nenhum em Raquel Lyra.

O levantamento anterior do instituto,divulgado no dia 11 de outubro, indicou que Marília tinha 32% de rejeição, e Raquel, 18%.

O Ipec perguntou, ainda, quem os eleitores acham que vai ganhar a eleição, independentemente da intenção de voto. Veja o resultado:

Raquel Lyra (PSDB): 57%
Marília Arraes (Solidariedade): 35%
Não sabem/preferem não opinar: 8%
Intenção de votos para presidente

A pesquisa ouviu também os eleitores de Pernambuco sobre a intenção de voto para a Presidência da República. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Resposta estimulada e única, em % de votos totais:

Lula (PT): 69%
Jair Bolsonaro (PL): 26%
Branco/nulo: 4%
Não sabe: 2%

Serra FM

Equipe de Raquel entra na Justiça com interpelação criminal contra Marília

Post anterior

Polícia Civil avança na investigação de estupro em Serra Talhada

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política