O Ministério de Relações Exteriores da Polônia disse nesta terça-feira (15.nov.2022) que 2 mísseis de fabricação russa atingiram a cidade de Prezewodóv, localizada a cerca de 6 km da fronteira com a Ucrânia.
Duas pessoas polonesas morreram, segundo o comunicado do governo. A Polônia informou também que o ministro de Relações Exteriores do país, Zbigniew Rau, convocou o embaixador russo e exigiu explicações detalhadas e imediatas do caso, mas não acusa diretamente a Rússia.
Embora a Polônia não tenha feito uma acusação direta, a Rússia negou ter atacado território polonês. Em seu canal no Telegram, o Ministério de Relações Exteriores russo afirmou que “as declarações da mídia polonesa e de autoridades oficiais sobre uma suposta queda de mísseis russos perto da cidade de Przewodow são uma provocação intencional que busca escalar a situação”.
Os EUA, por meio do porta-voz do Pentágono, informaram que não puderam confirmar que os mísseis que atingiram a região eram russos, mas que continuam investigando a situação. Mais tarde, às 21h03, o presidente norte-americano, Joe Biden, publicou uma foto em seu perfil no Twitter.
Biden disse ter conversado com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e ofereceu total apoio às investigações sobre a explosão que deixou 2 mortos. Escreveu também que seguirá em contato com os poloneses para determinar quais os passos mais apropriados a tomar.
Fonte: Poder 360
Comentários