Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu Java, a principal ilha do arquipélago da Indonésia, nesta segunda-feira (21). Ao menos 162 pessoas morreram e outras 700 ficaram feridas, segundo o governador da província de Java Ocidental, Ridwan Kamil.
À agência de notícias AFP, um porta-voz da cidade de Cianjur, a mais afetada, disse que o número de mortos deve aumentar e que milhares de casas foram danificadas. Com 170 mil habitantes, o município fica a cerca de 110 km da capital do país, Jacarta.
A Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia ainda mantém a cifra de 62 mortos, dizendo que equipes de resgate estão procurando 25 pessoas que estão presas em escombros. Informações iniciais apontam que mais de 5.300 pessoas foram deslocadas e 2.000 casas ficaram destruídas.
— Existem moradores presos em lugares isolados; portanto, acreditamos que o número de feridos e mortos aumentará — afirmou o governador Ridwan Kamil.
A imprensa local relata que estabelecimentos comerciais, um hospital e uma escola islâmica da cidade ficaram parcial ou completamente destruídos com o tremor. Imagens mostram vários edifícios de Cianjur com o telhado desmantelado e muitos escombros.
Centenas de vítimas foram tratadas no estacionamento de um hospital da região, onde foram colocadas tendas de emergência. Em outras partes de Cianjur, moradores se amontoavam nas ruas e calçadas para receber atendimento, já que prédios públicos estavam em ruínas.
A extensão total dos danos causados pelo terremoto, que ocorreu a uma profundidade relativamente rasa, de 10 km, segundo a Agência Meteorológica e Geofísica, ainda será determinada. De acordo com Ridwan Kamil, muitas das vítimas são mulheres e crianças, que estavam dentro das casas enquanto muitos dos homens estavam fora, trabalhando. Familiares também foram separados, e alguns ainda estão perdidos, disse o governador.
Fonte: AFP







Comentários