O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu, na noite da sexta-feira (25), encerrar a greve, que já durava 23 dias. No entanto, de acordo com a categoria, o metrô só volta a funcionar integralmente a partir da 0h da segunda-feira (28), mantendo o regime de paralisação no fim de semana.
Dessa forma, neste sábado (26) e no domingo (27), os trens continuam circulando nos horários das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.
Os funcionários do metrô realizaram a assembleia na Estação Recife, no Centro da cidade, um dia depois de se reunirem com representantes do governo federal e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Segundo o Sindmetro-PE, 112 trabalhadores votaram a favor da proposta e 62 foram contra.
O acordo contempla os seguintes pontos:
- reajuste de 3,45%, de acordo com o IPCA, para toda a categoria;
- piso salarial distribuído em cinco níveis;
- garantia de Acordo Coletivo Especial (ACE), assegurando que os servidores poderão ser deslocados para outros órgãos públicos caso o sistema seja privatizado ou extinto;
- realização de comemorações no Dia do Metroviário, celebrado no dia 26 de outubro;
- garantia da redução da jornada de trabalho para quem tem filho com deficiência, sem a redução do salário;
- revisão do estudo do Programa de Empregos e Salários (PES), que deve ser apresentada em menos de 20 dias.
Os metroviários também conseguiram que os dias parados descontados sejam restituídos em folha de pagamento suplementar até o quinto dia útil do mês de setembro.
De acordo com o Sindmetro, a categoria decidiu manter o estado de greve e agendou uma nova assembleia para o dia 5 de setembro.







Comentários