Em quase 50 dias de guerra é a primeira vez que a Faixa de Gaza amanhece sem bombardeios. Um grupo de 50 crianças e mulheres raptadas pelo Hamas, em 7 de outubro, começará a ser libertado a partir de hoje e pelos próximos quatro dias de cessar-fogo. Israel libertará 150 prisioneiros palestinos, ou seja, um para cada três israelenses.
Só faz aumentar a pressão em Israel para o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, estender a trégua por mais dias. Isso dependerá de o Hamas libertar mais reféns. Restarão ainda 190 raptados em Gaza depois de libertarem os 50.
Israel promete vir com tudo assim que a trégua terminar. Nos cálculos do ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, o cessar-fogo será curto e a guerra será intensa por ainda pelo menos dois meses. Foi o que ele disse às tropas na quinta-feira.
Nesta sexta, o Hamas diz que soltará um primeiro grupo de 13 mulheres e crianças por volta de 11h horário de Brasília Foi o que garantiu Majed al-Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar. E libertará mais cerca de 10 reféns por dia até a próxima terça-feira. A conferir se ambos os lados cumprirão os acordos feitos na trégua.
Do Blog do Noblat







Comentários