Política

Lula volta hoje (04) a Brasília com foco em conciliar conflitos no PT e planejar 8 de janeiro

0

O presidente Lula (PT) volta a Brasília nesta quinta-feira (04) com diversos pontos a serem acertados. Depois de um recesso na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, Luiz Inácio começa sua agenda presidencial de 2024 ainda nesta semana com a resolução de conflitos e tomada de decisões.

Lula volta para Esplanada dos Ministérios após seu recesso de virada de ano com o objetivo de reajustar e reavaliar questões criticadas pelos eleitores. Apesar de já ter metas para o longo prazo, como garantir mais viagens dentro do Brasil do que no exterior, Lula tem grandes desafios para o começo de janeiro.

Entre os incêndios que precisa apagar na volta das pequenas férias, Lula deve focar em apartar a briga pública entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e parte do PT, incluindo Gleisi Hoffmann.

O conflito em que Haddad reclamou do posicionamento de parte do PT, que critica suas decisões sobre a economia, mas celebra os avanços econômicos do país marcou a virada do ano no governo Lula, o que irritou o presidente. Apesar de relatar gostar de conflitos de posicionamento em sua gestão, Luiz Inácio já afirmou se incomodar quando as farpas são públicas.

Além dessa situação, Lula ainda não apresentou aos seus aliados quem seria seu indicado para substituir Flávio Dino na Justiça. Enquanto já relatou que o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) só ficará no cargo até 8 de janeiro, o presidente ainda não bateu o martelo sobre quem irá assumir o posto vago.

A proximidade com o 8 de janeiro também deve ser destaque para a volta do presidente ao Planalto. Como Luiz Inácio escolheu desenvolver um evento para relembrar os atos antidemocráticos de 2023 e passar, falta menos de uma semana para que todos os pontos sobre a cerimônia sejam apresentados.

O caso piora com o fato de que muitos governadores aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planejam esvaziar o evento, o que indicará mais um problema que Lula precisará resolver para garantir que sua iniciativa não seja um fracasso.

Serra FM

A mudança de um ciclo e as escolhas

Post anterior

Vereador André Maio (PP) rompe com base do governo em Serra Talhada e declara independência política

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política