O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do vereador mais votado de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, por causa de fraude à cota de gênero praticada pelo partido pelo qual ele foi eleito, o PSD. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco, a legenda não observou o mínimo de 30% de candidaturas femininas no pleito de 2020.
O vereador cassado foi Marcos Alexandre Soares de Almeida, conhecido como Xande da Praia. Ele foi eleito com 1.419 votos e, assim, se tornou o mais bem votado do pleito. Foi, porém, o único vereador que o PSD conseguiu eleger em 2020.
O que diz Xande da Praia
Procurado, o vereador Xande da Praia disse, em entrevista por telefone, que considerou a decisão “muito injusta”. “Fiquei em primeiro lugar aqui em Goiana, segundo mandato, o mais votado, e acontecer um negócio desses comigo é triste. Agora, pelo menos, não fiquei inelegível”, afirmou.
Questionado sobre por que considerou a decisão injusta, o vereador disse que “não toma conta do partido” e não deveria ser responsabilizado pela falta de candidaturas femininas da legenda.
“As mulheres entram, dizem que vão ser candidatas, depois da eleição veem que elas não foram candidatas. Aí o cara fica levando a culpa. Tem que se preocupar com a eleição da gente, e ainda com as dez mulheres que tem que ter no partido? É um negócio errado, que eu acho”, declarou.
Fonte: G1 Pernambuco
Comentários