Uncategorized

Senado aumenta pena para furto e roubo de cabos

0

O Senado aprovou penas mais fortes para furto, roubo e receptação de cabos e equipamentos de telefonia e transmissão de energia elétrica. O PL 4.872/2024, que segue para análise da Câmara dos Deputados, modifica o Código Penal e a Lei Geral das Telecomunicações, endurecendo as punições para esses crimes.

O texto estabelece pena de dois a oito anos de reclusão e multa para o furto de fios e cabos de energia ou telefonia. A mesma punição vale para o furto de bens que afetem o funcionamento de órgãos públicos ou serviços essenciais.

No caso de roubo — quando há violência ou ameaça —, a pena sobe para seis a doze anos de prisão e multa. Já a receptação (que inclui transporte, compra ou ocultação dos materiais) poderá resultar em dois a 16 anos de reclusão.

A proposta também prevê sanções administrativas a operadoras de telecomunicação que utilizarem fios ou cabos obtidos ilegalmente. No entanto, se a empresa comprovar que foi vítima de furto ou roubo, ficará isenta de penalidades regulatórias, e a interrupção do serviço não afetará seus indicadores de qualidade.

O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou que o aumento das penas busca inibir a prática desses delitos, que causam prejuízos à população. O texto final acatou emendas para a inclusão de equipamentos de geração de energia elétrica e para a não punição a concessionárias vítimas de furto. Dados setoriais dão conta que  cerca de 5 mil quilômetros de cabos de telecom têm sido roubados por ano no país.

Serra FM

Suspeito morto em troca de tiros roubou arma na DP de ST

Post anterior

Bastam uns minutinhos para garantir condicionamento físico

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *