Educação

IFSertãoPE promove Semana da Física 2025 com programação gratuita e aberta ao público

0

Entre os dias 19 e 21 de maio, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) – Campus Petrolina promove a Semana da Física 2025, evento já tradicional entre estudantes, professores e entusiastas da área. A programação é gratuita e aberta ao público, com diversas palestras, oficinas, mesa-redonda e observação astronômica.

Organizado pela coordenação do curso de Licenciatura em Física, o evento tem início no dia na próxima segunda-feira (19), data que remete ao chamado Annus Mirabilis de 1905, quando Albert Einstein publicou quatro artigos revolucionários — entre eles, o que fundamentou a Teoria da Relatividade. A escolha da data reforça o propósito do evento: ampliar o acesso ao conhecimento científico e valorizar a Física como ciência essencial para o desenvolvimento da sociedade.

Além de contribuir para a formação dos licenciandos em Física, a Semana também se propõe a capacitar professores da educação básica e envolver a comunidade em geral, promovendo a divulgação científica de forma acessível e interativa.

A programação contempla temas diversos, como a aplicação da Física em perícias criminais, construção de foguetes com garrafas PET, uso de simulações digitais com Python, observações astronômicas e discussões sobre a presença feminina na ciência. Entre algumas das atividades previstas, estão a mesa-redonda “Mulheres na Física: desafios e conquistas” e a palestra “A Física a serviço da Justiça: a carreira de perito criminal”.

Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de maio, por meio da plataforma Even3, onde a programação completa pode ser acessada.

Foto – (ASCOM IFsertão-PE)

 

Serra FM

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Post anterior

Pernambuco lança Plano de Adaptação e Resiliência Climática durante conferência internacional no Recife

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *