Pernambuco

Governo de Pernambuco apresenta avanços em ciência e tecnologia com edital Redes de Inovação

0
Crédito: Karol Oliveira/ Secti

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) realizou, nesta terça-feira (22), o encontro de acompanhamento semestral dos projetos contemplados no edital 2024 do Programa Redes de Inovação. O evento reuniu representantes de empresas, instituições de ensino, associações e órgãos governamentais no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro do Recife.

Promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), o programa conta com recursos do Fundo Inovar-PE, em parceria com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe). Ao todo, foram investidos R$ 3,372 milhões em 15 projetos, cada um recebendo até R$ 224.800,00 para o desenvolvimento de redes autossustentáveis de inovação no estado.

O objetivo da iniciativa é fomentar a colaboração entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs-PE), fortalecendo ecossistemas locais de inovação e promovendo soluções para desafios regionais.

Para a secretária executiva da Secti/PE, Teresa Maciel, o programa tem papel estratégico no desenvolvimento do estado. “Ele une colaboração com interiorização. A partir da parceria entre diversos setores, temos projetos transformadores que fortalecem os setores produtivos em todo o território pernambucano”, afirmou.

Um dos projetos destaque é coordenado pelo professor Ygo Batista, do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira. A iniciativa, voltada à área de energia solar, está desenvolvendo um sensor de radiação solar com base em inteligência artificial, em parceria com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e a Compesa.

Na parte da tarde, a Secti/PE também deu início às atividades do edital 2025 do programa. Durante a reunião, os novos projetos foram apresentados e o cronograma de execução foi definido.

Segundo o diretor de Inovação da Secti/PE, César Andrade, a expectativa é que as redes contribuam para o avanço da competitividade em diversos setores da economia pernambucana. “Temos redes atuando nos setores automobilístico, de água, saúde e outros, desenvolvendo soluções inovadoras para empresas e indústrias do estado”, destacou.

Serra FM

Afogados recebeu selo de transparência do MP

Post anterior

Márcia Conrado comemora conquista de nova UBS para Serra Talhada

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pernambuco