A vereadora Alice Conrado, mãe da prefeita Márcia Conrado, acaba de emitir uma nota negando todas as acusações do vereador China Menezes.
China afirmou que ela chamou-o de “negro seboso” durante um bate-boca longe da tribuna e dos microfones na última sessão da Câmara Municipal, na terça-feira, 5 de agosto de 2025.
Embora Alice tenha admitido que houve um desentendimento entre os dois, a vereadora disse não ter desrespeitado China.
Caso China decida processar Alice apresentando provas e testemunhas, o crime de racismo poderia gerar até a cassação do mandato da vereadora e processo por racismo, conforme a Lei nº 7.716/1989. A ofensa verbal pode resultar em uma ação penal, onde ele pode ser condenado a pena de reclusão e multa.
Confira abaixo a nota emitida pela parlamentar.
NOTA OFICIAL
“Diante das declarações divulgadas em um blog local pelo vereador China Menezes, venho a público esclarecer, com total serenidade e responsabilidade, que é absolutamente inverídica a acusação de que proferi qualquer ofensa pessoal ao referido parlamentar.
É verdade que houve uma discussão acalorada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Serra Talhada, realizada nesta terça-feira, 06 de agosto.
No entanto, em nenhum momento ultrapassei os limites do respeito, da ética ou da civilidade que sempre marcaram minha conduta enquanto vereadora eleita pelo povo.
Rejeito com firmeza qualquer tentativa de distorção dos fatos e lamento profundamente o uso de fake news como instrumento político.
A propagação de informações falsas atinge a honra, desinforma a população e compromete o debate democrático.
Tenho uma história pública construída com diálogo, respeito e compromisso com a verdade. Sempre atuei com responsabilidade, prezando pela dignidade de todos e todas, independentemente de cor, classe, religião ou ideologia.
Seguirei firme, como sempre estive, trabalhando com seriedade por uma Serra Talhada mais justa, humana e verdadeira, e combatendo com coragem qualquer forma de desinformação”.
Alice Conrado
Comentários