Serra Talhada

Oficina de Escrita Criativa e Projeto Palavras na Praça movimentam a ASL em Serra Talhada

0

A Academia Serra-talhadense de Letras (ASL), fundada em 03 de maio de 2001, surgiu do desejo coletivo de escritores, poetas e intelectuais de Serra Talhada na perspectiva de criar um espaço dedicado à reflexão, produção e divulgação das letras e artes, preservando as histórias, pesquisas, poesias e memórias daqueles que mostram seu legado através da escrita.

Desde então, a ASL tem desempenhado um papel fundamental na valorização e fortalecimento da identidade cultural sertaneja, tornando-se um ponto de encontro entre gerações de autores e leitores, se destacando pela diversidade e abrangência de suas ações, que englobam atividades literárias, educativas e de preservação da memória e histórias de nosso povo, passado e presente são uma constante na atuação da entidade projetando o futuro.

Graças aos recursos das leis de incentivo recém instituídas, artistas e entidades culturais estão conseguindo realizar atividades e se manter na salvaguarda das manifestações artísticas, é o caso da ASL, que no ano passado, realizou em algumas escolas públicas e no marco zero o “Café em Prosa e Versos”, aproximando a entidade dos estudantes e se fortalecendo enquanto coletivo.

Neste ano de 2025, pelo ciclo 1 da PNAB municipal realizou a “Oficina de Escrita Criativa”, no Colégio Municipal Cônego Torres, está finalizando a referida oficina na Escola Municipal Martin Luther King Jr. e em breve uma 3ª escola vai receber os poetas/oficineiros Amaurilio Sousa & Carlos Sett concluindo essa etapa do projeto, que visa a realização de 3 oficinas mostrando aos alunos o passo a passo para criação de uma poesia.

Na sequência serão realizados 3 edições do evento “Palavras na Praça”, promovendo uma ocupação literária, na qual seus integrantes irão recitar poesias, fazer exposições literárias, lançar livros, contar causos e Etc. O projeto prever ainda, visitas guiadas à sede da entidade e a publicação de um livro com textos dos membros efetivos e poemas criados pelos estudantes no decorrer das “Oficinas de Escrita Criativa”.
A literatura é uma poderosa ferramenta para preservar histórias e tradições. Ao publicar Coletâneas e promover eventos literários, a ASL não apenas valoriza os seus membros escritores, mas também assegura que a memória cultural da região seja transmitida às futuras gerações, incluindo nestas obras e nos eventos a participação de convidados e membros correspondentes.
Na execução do projeto estão a presidenta da ASL Cecília Sousa, o professor e escritor Dierson Ribeiro e o músico e poeta Humberto Cellu’s. A iniciativa foi contemplada na PNAB Municipal, através do Edital de Chamamento Público Nº 002/2025 – Seleção de Espaços, Ambientes e Iniciativas Artístico – Culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022).

Foto – ASSCOM ASL

Serra FM

Homem ameaça matar esposa e da filha em zona rural de Serra Talhada

Post anterior

Jovem de 25 anos sofre espancamento após furtar botijão de gás em bairro de ST

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *