Capacitações presenciais ocorrem ao longo deste segundo semestre em nove municípios do Pajeú e territórios vizinhos_
O projeto Ser Tão Mais Criativo, idealizado pelo Sebrae/PE em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), começou uma nova etapa de capacitações em nove municípios sertanejos. A iniciativa busca fortalecer empreendedores que atuam com artesanato, música, dança, gastronomia, artes plásticas, moda autoral, cultura geek, design, literatura, audiovisual e outras expressões culturais. Nesta nova etapa, as capacitações presenciais focam na gestão financeira de negócios criativos e precificação. Interessados podem se inscrever na Loja Virtual do Sebrae/PE.
A iniciativa vem beneficiando empreendedores dos municípios de São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Triunfo, Sertânia, Ibimirim, Tacaratu e Petrolândia. Em agosto, está sendo ofertada a oficina “A comunicação e Canais para Venda”, que busca capacitar os empresários a se comunicarem de forma assertiva com o seu público-alvo. Já em setembro e outubro, o projeto oferece orientações sobre como fazer boas fotografias para vender na internet e práticas de venda para alcançar bons resultados, com palestras em todos os municípios participantes. A programação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Em outra frente, o projeto busca incentivar a formalização dos pequenos negócios criativos. “Estamos chegando junto dos grupos que ainda não se formalizaram, seja de forma individual ou por meio de associações, como o grupo dos caretas de Triunfo e um grupo de artesãs que mapeamos em Petrolândia. É importante esse registro para que esses criativos consigam participar de feiras e acessar novos mercados”, conta Paloma Moreira, analista do Sebrae/PE.
A iniciativa ainda prevê consultorias individuais e preparatórias para participação em eventos, como o Festival Ser Tão Mais Criativo, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2026. O evento reunirá apresentações artísticas, exposições de produtos locais, rodadas de negócios e trocas culturais, promovendo visibilidade aos talentos da região e conectando-os a potenciais compradores e investidores.
Além do festival, ao final do projeto será criado o Mapa Cultural Digital, uma plataforma online que reunirá perfis e portfólios de empreendedores criativos do Sertão, facilitando o acesso a oportunidades, parcerias e ações de fomento.
O Ser Tão Mais Criativo é uma ação estratégica de valorização da cultura regional aliada à geração de renda. “A economia criativa tem um papel transformador nos territórios sertanejos. Estamos conectando tradição e inovação, dando suporte técnico para que essas expressões culturais se consolidem como empreendimentos reais, duradouros e sustentáveis”, afirma Paloma Moreira.
Comentários