Notícias

Você já recebeu ligações indesejadas? Congresso pode aprovar lei que proíbe tal serviço; saiba mais!

0

Uma proposta em tramitação no Congresso Nacional pode transformar em lei federal o direito dos consumidores de não receberem ligações comerciais indesejadas. A deputada Dayany Bittencourt (União/CE) apresentou projeto que altera o Código de Defesa do Consumidor para criar a chamada “Lei Não Me Perturbe”, estabelecendo regras claras e sanções rigorosas para empresas de telemarketing que insistentemente ligam oferecendo ofertas.

O texto determina que operadoras ficam expressamente proibidas de entrar em contato com consumidores cadastrados no sistema de bloqueio. Atualmente, essa proteção existe apenas como norma administrativa, o que tem se mostrado insuficiente para coibir as práticas abusivas do setor.

As penalidades previstas no projeto incluem advertência, multas que podem chegar a R$ 50 milhões, suspensão temporária das atividades e, em casos de reincidência grave, a proibição definitiva de atuação no mercado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será responsável pela aplicação das sanções.

A proposta também estabelece obrigações específicas para as empresas do setor. Elas deverão manter registro detalhado do consentimento dos consumidores que aceitarem receber ligações comerciais, informar à Anatel os números utilizados para as chamadas e bloquear os contatos de consumidores inscritos no cadastro em até 48 horas.

Segundo dados apresentados pela parlamentar, os brasileiros recebem mensalmente mais de 1 bilhão de chamadas indesejadas, mesmo com a existência do portal Não Me Perturbe. A proposta prevê ainda a criação de uma campanha nacional de conscientização, veiculada anualmente em rádio, televisão e redes sociais, para orientar a população sobre como se proteger dessas práticas comerciais abusivas.

 

Serra FM

Alcolumbre nega pautar impeachment de Moraes no Senado: ‘Nem se tiver 81 assinaturas’

Post anterior

Duas mulheres quase se travam na faca por causa de homem, no Sertão do Pajeú, nesse final de semana

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias