Foi em clima de carnaval fora de época e adornado com camisetas e bonés vermelhos que milhares de manifestantes da esquerda se reuniram na avenida Paulista na tarde deste domingo (21), para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Imunidade Parlamentar, também conhecida como PEC da Blindagem, e a PEC da Anistia, que perdoa os crimes de pessoas condenadas pelo 8 de janeiro. No Rio de Janeiro, a manifestação foi um show de música na praia de Copacabana com os ex-anistiados Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque protestando contra a atual anistia.
Os protestos do domingo tiveram aspecto de “showmício”, onde manifestantes da esquerda se colocavam contra o Congresso, ostentavam bandeiras da Palestina e vociferavam contra a anistia aos presos de 8 de janeiro de 2023 e a Proposta de Emenda à Constituição da Imunidade. Há anos a esquerda não conseguia levar multidões às ruas.
As principais palavras faladas em coro eram “sem anistia”, além de xingamentos a Bolsonaro e apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No Rio, o trio elétrico principal, posicionado no Posto 5, recebeu os artistas Maria Gadú, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, Geraldo Azevedo e Ivan Lins. Havia muitos militantes, mas também público mais interessado nos shows dos artistas.
Comentários