Saúde

Diabetes tipo 5 é reconhecida como doença: entenda os diferentes tipos de diabetes

0

A diabetes tipo 5 acaba de ser reconhecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) como uma forma distinta de diabetes. Apesar do nome, existem mais de uma dúzia de tipos diferentes de diabetes. A classificação não é tão clara quanto a numeração sugere.

Aqui está um guia sobre os diferentes tipos de diabetes, incluindo alguns dos quais você talvez nunca tenha ouvido falar, junto a informações sobre suas causas e como são tratadas.

Tipo 1

A diabetes tipo 1 é causada pelo sistema imune do corpo, que ataca por engano as células produtoras de insulina no pâncreas. Essa reação autoimune pode ocorrer em qualquer idade, desde a infância até a velhice.

Ela não está relacionada à dieta ou ao estilo de vida. Em vez disso, provavelmente resulta de uma combinação de predisposição genética e fatores ambientais desencadeantes, como infecções virais.

O tratamento envolve terapia com insulina por toda a vida, administrada por meio de injeções ou bombas.

Um pequeno número de pessoas que luta contra baixos níveis de açúcar no sangue, chamado hipoglicemia, pode receber novas células no pâncreas que produzem insulina de doadores falecidos. Para muitas, isso reduz o número de injeções de insulina necessárias. Algumas podem parar de tomar insulina completamente.

Além disso, dezenas de pessoas já receberam transplantes derivados de células-tronco para “curar” sua diabetes de forma eficaz, embora ainda precisem tomar medicamentos imunossupressores fortes. Este tratamento ainda não está amplamente disponível.

Tipo 2

A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença e está frequentemente associada a um IMC (índice de massa corporal) elevado. No entanto, também pode afetar pessoas com peso normal, especialmente aquelas com uma forte predisposição genética.

Certos grupos étnicos, incluindo do sul da Ásia e pessoas de ascendência africana e caribenha, correm um risco maior, mesmo com massas corporais mais baixas.

Aumentar a produção de insulina pelo organismo pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Alguns medicamentos aumentam a produção de insulina pelo pâncreas, enquanto outros melhoram a sensibilidade à insulina.

A metformina, por exemplo, é tomada por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Este medicamento melhora a sensibilidade à insulina e desativa a produção de açúcar pelo fígado.

Existem dezenas de medicamentos diferentes para ajudar a controlar o açúcar no sangue na diabetes tipo 2. Adaptar o tratamento a cada indivíduo tem demonstrado melhorar significativamente os desfechos de saúde.

Mudanças no estilo de vida também podem reverter a diabetes. Isso pode ser feito mantendo uma dieta de baixa caloria, com 800 calorias por dia. Em um estudo, manter essa dieta por 12 meses reverteu a diabetes em 46% das pessoas.

Serra FM

Quando, onde e por quanto tempo Jair Bolsonaro ficará preso

Post anterior

Ex-Goleiro do Sport é condenado a mais de 24 anos de prisão em processos por estupro

Post seguinte

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *