Brasil

Novo vírus “Sorvepotel” ameaça usuários do WhatsApp Web no Brasil

0

A empresa de cibersegurança Trend Micro identificou um novo vírus usado em ataques cibernéticos. Batizado de Sorvepotel, o malware induz as vítimas a baixar arquivos no WhatsApp Web e assume o comando do computador.

Através desta estratégia, os criminosos têm acesso e podem roubar informações sensíveis, como senhas de banco, por exemplo. O vírus ainda é capaz de se replicar em mensagens para os contatos e grupos no aplicativo.

Brasil é o principal alvo dos ataques

Segundo a Trend Micro, os criminosos usam o WhatsApp para disparar supostos comprovantes de pagamento ou orçamentos de empresas. Para isso usam um ZIP, que permite comprimir vários arquivos e pastas em apenas um arquivo, facilitando a transferência de conjuntos de dados.

O Brasil tem sido o foco deste tipo de ação, contabilizando 457 das 477 vítimas identificadas. “Nesse momento, esse ataque é orientado a vítimas no Brasil”, aponta o relatório. No entanto, ainda não houve casos significativos de roubo de dados ou bloqueio de arquivos.

Para a vítima, além de ter suas senhas roubadas, há o risco de ter a conta banida no aplicativo de mensagens. Isso porque a plataforma pode considerar o envio repetido de mensagens como spam, uma prática não recomendada.

O WhatsApp orienta usuários a clicarem apenas em links ou arquivos de pessoas conhecidas e diz que trabalha para tornar o app mais seguro. Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que o sistema bancário “possui robustas estruturas de monitoramento de seus sistemas e utiliza o que há de mais moderno em termos de tecnologia e segurança da informação”.

Serra FM

Metanol: Depois de Mirandiba, Flores registra caso suspeito de intoxicação

Post anterior

Vicentinho fala em levar vereador ao jurídico da casa por fala em plenário

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Brasil