Pernambuco

PE: Terceiro estado com menos guardas armadas do Brasil

0

Pernambuco ocupa o terceiro lugar entre os estados com menor percentual de guardas municipais armadas do país, segundo o Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Apenas 6,38% das corporações pernambucanas fazem uso de armas de fogo, índice inferior à média nacional (41,15%) e que coloca o estado atrás apenas de Rondônia (0%) e Rio de Janeiro (2,33%).

O levantamento, o primeiro do tipo realizado no Brasil, foi conduzido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo faz parte das ações do Programa Município Mais Seguro, que pretende investir R$ 171 milhões em municípios brasileiros para fortalecer as estruturas locais de segurança e ampliar a atuação das guardas municipais.

Em território pernambucano, 89 municípios possuem uma corporação desse tipo estruturada. Entre eles estão, por exemplo, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista, na Região Metropolitana; Vitória de Santo Antão, Carpina, Glória do Goitá, Escada, Palmares e Ribeirão, nas zonas da Mata Norte e Sul; Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Triunfo, Tabira, Serra Talhada e Orobó, no Sertão; entre outras. Esse número corresponde a 48,11% do total de municípios do estado. No entanto, apenas 47 responderam às perguntas para participar do diagnóstico realizado pelo Ministério.

Em todo o país, a pasta identificou a existência de 1.238 guardas municipais, mas só 678 participaram do levantamento. O Nordeste lidera em número absoluto de corporações: 653, o que representa 52,75% do total de efetivos do país. Por outro lado, o Sul (79,37%) e o Centro-Oeste (70,37%) concentram as maiores proporções de guardas armadas em relação ao número de corporações existentes.

Serra FM

IBGE se preparara para lançar seleção para 10 mil vagas

Post anterior

Vídeo mostra funcionários usando maca para carregar gesso em obra do Hospital da Restauração

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pernambuco