A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi classificada como a melhor instituição de ensino superior do Nordeste e a 13ª melhor do Brasil no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026.
O levantamento, divulgado nessa quinta-feira (16), também colocou a UFPE no grupo das 52 melhores universidades da América Latina e do Caribe.
A pesquisa está em sua 15ª edição e avaliou um total de 492 instituições de 26 países. No Brasil, 130 universidades foram classificadas e fazem parte da lista.
Como a UFPE foi avaliada?
A avaliação do ranking considerou uma série de indicadores para medir a performance das instituições. São eles:
- Reputação acadêmica
- Citações por artigo
- Reputação junto a empregadores
- Proporção entre alunos e docentes
- Rede internacional de pesquisa
- Publicações por faculdade
- Impacto na web
De acordo com o levantamento, a UFPE demonstrou avanços consideráveis em quatro áreas nos resultados mais recentes, com melhora no desempenho dos critérios: rede internacional de pesquisa, impacto na web, artigos por faculdade e reputação acadêmica.
Por meio de nota, a UFPE destacou que o reconhecimento é visto pela universidade como um reflexo dos esforços de toda a comunidade acadêmica.
“O desempenho alcançado é atribuído ao trabalho conjunto de servidores, estudantes e colaboradores da instituição”, destacou a universidade.
Cientistas da UFPE também foram reconhecidos
Recentemente, um grupo composto por 25 cientistas da UFPE também foram reconhecidos como parte dos nomes mais influentes no nível global.O resultado foi divulgado em um ranking elaborado pela editora científica Elsevier, sob a coordenação de especialistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
A pesquisa da universidade norte-americana analisou publicações científicas presentes no Scopus, considerado um dos mais importantes bancos de dados do conhecimento atual.
Comentários