Em um ato histórico, a UFRPE homenageia o cantor e compositor Assisão, ícone da cultura nordestina, com o título de Doutor Honoris Causa — a mais alta honraria acadêmica concedida a personalidades que contribuem de forma excepcional para a sociedade nas áreas das Artes, Ciências, Cultura e Humanidade.
A solenidade acontecerá no dia 14 de novembro de 2025, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). O título em latim significa “por causa de honra”. Para que a honraria seja prestada o nome indicado passa por uma sessão ou conselho universitário para ser aprovado.
Aos 84 anos acumula o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2023, foi homenageado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O Rei do Forró está há mais de 60 anos nos palcos e compondo grandes sucesssos.
Francisco de Assis Nogueira, nasceu na Fazenda São Miguel, desde cedo foi apaixonado por música e pelo sertão. Com 50 discos gravados, mais de 700 composições, também gravadas nas vozes de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Maciel Melo, Elba Ramalho, Fagner, Marinez e outros, Assisão é uma lenda viva da música brasileira.
Comentários