Polícia

6 criminosos de Pernambuco estão na lista de mais procurados do Brasil

0

Pernambuco tem seis investigados incluídos na relação nacional de criminosos mais procurados, divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da plataforma Projeto Captura. Para o governo federal, as prisões deles são consideradas estratégicas no combate às organizações criminosas em todo o país, por causa do “grau de periculosidade”.

Os nomes são selecionados a partir de critérios como participação em crimes hediondos, vínculos com organizações criminosas e existência de mandados de prisão em aberto. Embora o cadastro seja organizado conforme o estado de origem desses mandados, o ministério ressalta que os foragidos podem estar em qualquer parte do país.

Entre os pernambucanos procurados, há desde líderes de grupos armados até acusados de estupros, homicídios e tráfico internacional de drogas. Um dos casos de maior repercussão é o de Jonatan de Santana Silva, conhecido como Joaninha, de 31 anos. Apontado como chefe de facção, ele foi um dos 27 detentos que escaparam da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, em julho de 2020. Capturado na Bolívia pela Interpol em 2023, acabou solto após, segundo apuração do Diario de Pernambuco, subornar policiais locais antes de sua extradição ao Brasil. Desde então, permanece foragido. Não há mandados públicos em seu nome no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Além de Joaninha, outros cinco homens ligados a crimes graves seguem procurados:

Cicero Thiago Cavalcante, 50 anos – “Tourão”

Com três mandados ativos, dois deles expedidos pela Justiça Federal, Tourão foi preso pela Polícia Federal em 2016 durante a Operação Minotauro. À época, foi identificado como líder de uma organização criminosa voltada ao financiamento e negociação de drogas. Hoje, é procurado por tráfico internacional.

Raimundo Linhares Gomes, 43 anos

Acumula 20 mandados de prisão, a maioria por estupro e roubo. Ele é acusado de invadir mansões no Rio de Janeiro em 2016, render famílias e estuprar mulheres na presença dos parentes. No mesmo ano, chegou a ser preso numa ação conjunta das polícias da Bahia e do Rio, mas fugiu em setembro e nunca mais foi localizado. Há mandados também em Limoeiro (PE) e Aracaju (SE).

Ronaldo Ferreira de Amorim, 46 anos – “Nado”

Com sete mandados em aberto, Nado responde por extorsão mediante sequestro, roubo, tortura e associação criminosa. Ele participou do sequestro de um empresário do grupo Queiroz Galvão em 2005, em São Vicente, Zona da Mata. O Tribunal de Justiça de Pernambuco descreve o grupo do qual fazia parte como uma “quadrilha armada com a finalidade de cometer crimes desta mesma espécie”. O réu não compareceu a nenhuma audiência.

José Reginaldo da Silva Filho, 30 anos – “Nego Regi”

Possui oito mandados, todos emitidos pela comarca de Ribeirão (PE). O mais recente, de maio de 2025, é por homicídio qualificado por motivo torpe. Em seus processos, é descrito como indivíduo de “grave periculosidade”.

Everson Gomes da Silva, 36 anos – “Suvaco”

Tem cinco mandados registrados no BNMP. O último, de julho de 2023, o aponta por associação criminosa e homicídio qualificado por emboscada, além de outros delitos.

Com informações do Diário de Pernambuco

Serra FM

Raquel Lyra entrega 182 veículos para a rede municipal de políticas para mulheres

Post anterior

PRF e Receita Federal apreendem 700 kg de maconha na Zona da Mata de PE

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Polícia