O leilão de privatização de parte das operações da Compesa, realizado ontem (quinta-feira) na Bolsa de Valorse de São Paulo (B3) trouxe uma excelente notícia de fim de ano para os municípios pernambucanos. Ao todo, foram arrecadados R$ 4,251 bilhões em outorga.
Pelas regras do edital, 60% do valor total será pago na assinatura do contrato, prevista para o começo do próximo ano. Esse adiantamento garante um reforço imediato de caixa para governos, mas antecipa receitas que, na prática, serão bancadas pelo usuário do sistema, por meio das tarifas ao longo dos anos.
Serra Talhada, por exemplo, será agraciado com R$ 11.317,244, 97. Uma volumosa soma que o município terá para gastar da forma que bem entender, e não apenas em saneamento. Um dos pontos mais sensíveis do modelo é que a parcela destinada aos municípios não tem vinculação obrigatória.
Na prática, a Prefeitura de Serra Talhada poderá gastar em contratação de pessoal, custeio da máquina pública, pagamento de dívidas ou despesas correntes e até em shows festivos.







Comentários