Brasil

Lewandowski avisa secretários e deve deixar Ministério da Justiça nos próximos dias

0

ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deixará a pasta nos próximos dias após dois anos. A decisão já foi comunicada a sua equipe e deve ser acertada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta semana.

Lewandowski se reuniu com seus secretários e assessores nos últimos dias e comunicou sua saída. Os principais braços direitos do ministro, como o secretário-executivo, Manoel Carlos de Almeida Neto, também deixarão a pasta.

A saída de Lewandowski era esperada desde o ano passado, quando o ministro apontou a Lula a vontade de “descansar” após anos como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e no comando do Ministério da Justiça. O petista tentava convencer o ministro a segurar a decisão até a aprovação da PEC da Segurança, ou abril, quando será obrigado a fazer uma reforma ministerial para a saída de ministros que serão candidatos nas eleições de 2026.

Os apelos do presidente, no entanto, não foram atendidos por Lewandowski, que quer antecipar sua aposentadoria para sexta-feira. Um encontro entre ele e Lula é esperado para os próximos dias. O petista retorna à Brasília nesta terça-feira, 6, após as férias de fim de ano. A tendência é que a reunião aconteça após os eventos que marcam os três anos dos ataques de 8 de janeiro.

Ricardo Lewandowski assumiu o posto no dia 1º de fevereiro de 2024, após a nomeação de Flávio Dino para a vaga no STF. Logo que assumiu, o ministro prometeu manter o critério técnico nas decisões e focou no fortalecimento da Polícia Federal e em projetos para reforçar a segurança pública.

Serra FM

INSS: Lula sanciona lei que proíbe desconto automático em benefícios

Post anterior

Trump diz que Venezuela ‘entregará’ até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Brasil