FotosNotícias

Pernambuco registra redução de homicídios, diz SDS

0

O Governo de Pernambuco divulgou, na manhã desta terça-feira (17), redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no estado, comparando os períodos de dezembro de 2015 a novembro de 2017 e dezembro de 2017 a novembro de 2019. No primeiro, foram registrados 9.860 casos – redução de 21,45%. Já o segundo teve 7.745 mortes intencionais. Ainda neste cálculo de 24 meses, Recife aparece como a cidade com maior diminuição de ocorrências: de 1.442 entre 2015/2017 para 1.117 em 2017/2019.

Isoladamente, novembro de 2019 foi o menos violento desde 2013, com 297 CVLIs. Já comparando com outros meses deste ano, o resultado está distante de julho, quando foram registrados 248 assassinatos, mas fica abaixo de outubro (318) e março (317), que acumularam mais mortes intencionais. Quanto aos feminicídios, apenas um foi registrado no mês passado.

Para comemorar o desempenho, foi realizada uma solenidade na Escola Aníbal Fernandes, em Santo Amaro, com a presença de secretários, representantes de forças policiais e da sociedade civil, que contribuíram para a redução dos índices. Alguns foram homenageados com uma placa simbólica. A escolha da localidade não foi à toa: Santo Amaro, que por anos foi um dos símbolos da violência urbana, não teve nenhum registro de assassinato em novembro de 2019.

“Em momentos como esse, temos que agradecer ao apoio de todos. Das operativas de segurança pública, da sociedade civil e, principalmente, esforço integrado dos poderes. Mas também planejar o que tem que ser feito em 2020”, afirmou o governador Paulo Câmara. No próximo ano, o quadro policial será reforçado com a entrada de 500 novos policiais militares e outros 500 civis, já em janeiro. “E novas estruturas serão ampliadas no interior. Os números ainda precisam melhorar muito”, acrescentou.

Responsável por coordenar o programa Pacto Pela Vida, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, espera que as taxas criminais caiam ainda mais em 2020. “O Pacto é uma política pública e está sujeita a um conjunto de desafios como qualquer outra. Desde 2014, vivemos o desafio da crise econômica, aumento do desemprego, redução da disponibilidade financeira. Tudo isso afeta os indicadores. Mas hoje, conseguimos ver a reversão do resultado negativo”, pontuou.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou o investimento realizado pelo estado nos últimos dois anos no setor – só em 2019, foram injetados R$ 4,7 bilhões. “Contratações de pessoas, inovações operacionais, como as forças-tarefas Coletivos, Vidas e Bancos, criação de batalhões especializados em Caruaru e Petrolina, interiorização da Polícia Científica. Isso gerou melhora na qualidade da resolução do inquérito policial”, disse.

Ainda durante a solenidade, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Estado assinou um termo de cooperação técnica com a Central Única das Favelas (Cufa), para ampliar diálogo com jovens e ações de mobilização social, disseminação cultural e incentivo à geração de renda e cidadania. (Diário de PE)

Serra FM

Prefeito Clebel Cordeiro é preso pela Polícia Federal

Post anterior

Prefeitura de Serra Talhada antecipa décimo terceiro

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Fotos