Saúde

Pernambuco zera fila de UTI Pediátrica e Neonatal SRAG

0

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou que a fila de espera por leitos de UTI Pediátrica a UTI Neonatal SRAG – voltados para o acompanhamento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, foi zerada, na tarde da última quinta-feira e mantida durante até a noite deste sábado.

Ao longo dos últimos meses foram abertos 90 leitos de UTIs infantis (pediátrica e neonatal) para o enfrentamento da sazonalidade das doenças respiratórias, em Pernambuco. Entre os meses de março a agosto, tradicionalmente, há uma maior disseminação desses vírus respiratórios no Estado, acometendo as crianças, principalmente, por não terem o sistema imunológico fortalecido.

Importante destacar que a diminuição nos agravamentos dos casos também se deve ao fim desse período de sazonalidade, que vai até o último dia do mês de agosto, coincidindo com as férias escolares, diminuindo assim a circulação e transmissão desses vírus.

Para a secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, esse momento foi bastante aguardado. “Houve grande dedicação de todos os envolvidos na saúde pública para enfrentar os desafios ocasionados pela sazonalidade das doenças respiratórias”, destacou.

Ainda de acordo com a gestora, apesar do cenário positivo, a hora agora é de trabalhar no desenvolvimento de estratégias e políticas de saúde para um enfrentamento mais assertivo e definitivo do problema, nos próximos anos. “Sabemos que a sazonalidade dos vírus respiratórios acontece em meados de março e prosseguirá até julho, agosto, todos os anos. Então, vamos redobrar os cuidados e nos preparar para esse enfrentamento, reforçando, inclusive, as medidas preventivas, como por exemplo, a vacinação”, pontuou.

Serra FM

Raquel Lyra lança Juntos pela Segurança na próxima semana

Post anterior

Governo de Pernambuco anuncia mudanças nas secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde