O Metrô do Recife volta a operar total e integralmente a partir desta segunda-feira (28) para alívio dos quase 200 mil passageiros que dependem do sistema diariamente na Região Metropolitana do Recife.
Mesmo sem garantias reais de que vão conseguir ver a última proposta do acordo coletivo de trabalho – reduzida em vários pontos ao longo da campanha – ser atendida pelo governo federal, os metroviários decidiram suspender o movimento de 25 dias completados no domingo (27).
Vão permanecer em estado de greve até o dia 5 de setembro, quando esperam ter uma resposta definitiva sobre a proposta apresentada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e realizam uma assembleia.
“Manteremos o estado de greve e teremos nova assembleia em 5 de setembro para avaliar a resposta da CBTU. A diligência do Senado e Câmara Federal, juntamente com a comitiva de parlamentares pernambucanos que inspecionou as condições do Metrô do Recife, garantiu a recuperação do sistema e é uma vitória da nossa greve por tempo indeterminado”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares.
Assim, as Linhas Centro, Sul e Diesel (VLT) voltam à operação em 100%. As dificuldades de infraestrutura do metrô, entretanto, continuam e, por isso, a operação segue como antes: são apenas 17 trens operando nos horários de pico e 13 no fora pico nas Linhas Centro e Sul. Assim, os intervalos seguem longos, de sete a 15 minutos.
Desde o dia 18 deste mês e até o domingo (27), o funcionamento das estações estava sendo realizado apenas nos horários de pico da manhã e noite (das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h).







Comentários