Saúde

Hospital da Restauração realiza a primeira neurocirurgia com auxílio de robô do Norte e Nordeste

0

O Hospital da Restauração (HR) realizou uma neurocirurgia com o auxílio de um robô, a primeira do tipo no Norte-Nordeste.

Segundo o governo do Estado, o procedimento foi realizado na segunda (27) e  teve custeio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe fez  uma biópsia estereotáxica de um tumor cerebral, em uma paciente de 20 anos, internada no setor de Neurocirurgia do HR. Dez profissionais participaram da cirurgia.

De acordo com o cirurgião responsável pelo procedimento, o médico Paulo Tadeu, a função do robô, que funciona como um braço auxiliar, na prática, foi fazer com que a agulha retirasse o material do local mais adequado.

“Fizemos a biópsia de uma lesão cerebral profunda, difícil. O robô foi muito importante para retirar pequenos fragmentos do tumor que estava localizado no cérebro da paciente. A partir da análise do material colhido, ela vai poder receber o tratamento adequado”, explicou o cirurgião.

Para o diretor-geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima, o hospital deve valorizar as iniciativas pioneiras que favorecem os pacientes e estar sempre aberto ao uso de novas tecnologias seguras.

“Isso mostra a qualidade de assistência que o HR tem e consolida o hospital como um dos maiores centros formadores de neurocirurgiões”, afirmou.

Como foi 

O procedimento foi possível graças a uma parceria com a empresa Brainlab, que desenvolveu o equipamento.

A Representa Materiais Cirúrgicos providenciou o neuronavegador (um GPS que orienta o neurocirurgião no posicionamento do instrumento) e o ‘braço’ robótico para o HR.

O valor do equipamento completo pode chegar perto de US$  1,5 milhão.

Depois do procedimento, a paciente foi encaminhada para a Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia (Usan).

O HR realiza, por mês, cerca de 850 cirurgias de pacientes de todo o estado e municípios de estados vizinhos.

Serra FM

Padre Elton é empossado como Administrador da Área Pastoral São Francisco de Assis em Serra Talhada

Post anterior

Kassab sinaliza para Raquel Lyra no PSD

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde