Pernambuco

Aliados de Raquel estão convencidos que PSB tentou inviabilizar governo elevando despesas com pessoal

0

Os tucanos de Pernambuco não podem acompanhar o site do Tesouro Nacional sem um espasmo, depois que assumiram a gestão do Estado, agora em 2023. Um simples tabela recente apresentada pelo governo Federal chancelou ainda mais o entendimento de que o PSB, em 2022, sentou o pé nos gastos com pessoal, com o objetivo de minar a governabilidade de Raquel Lyra, este ano.

Pernambuco foi o estado brasileiro que mais elevou os gastos com despesas de pessoal em 2022, segundo o Boletim dos Entes Subnacionais, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no início do mês. De acordo com os dados, o aumento em Pernambuco foi de 22,9%, enquanto a mediana no País foi de 6,4%.

Com esse incremento, o Estado ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), alcançando 59,3% de gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, e se aproximou do limite máximo (60%).

Nesse ranking, Pernambuco ficou na segunda pior posição, atrás apenas do Rio Grande do Norte (65,6%).

O Boletim, que aponta que o Estado de Pernambuco perdeu o selo de capacidade de pagamento B e foi rebaixado para C, por conta dos índices fiscais de 2022, registra que “do lado dos que expandiram os gastos com pessoal, Pernambuco e Espírito Santo apresentaram os maiores números, com crescimento superior a 20%”.

Ainda conforme o texto do órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, no caso dos gastos com pessoal em relação à receita, “os casos mais significativos são do Rio Grande do Norte e Pernambuco, que possuem o maior valor da despesa com pessoal em percentual da Receita Corrente Líquida”.

Serra FM

Arqueólogos identificam novo sítio de arte rupestre em Manari, no Sertão

Post anterior

Governadora Raquel Lyra vistoria obra na PE-265 e inaugura Estação de Tratamento da Compesa no Sertão

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pernambuco