Pernambuco

Com índices alarmantes, entidades lançam ações para combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado

0

Em 2023, foram registradas em Pernambuco mais de 70 mil  denúncias de crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes pela internet.

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania apontam que, no ano passado, o sistema Disque 100 recebeu  735 queixas  de abuso e exploração sexual contra a infância no Estado.

Entre janeiro e março deste ano, segundo a Polícia Civil, foram registrados 53 casos de violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no ambiente virtual.
Embora sejam alarmantes, os números ainda podem ser bem maiores em virtude da   subnotificação.
Diante desse quadro, a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco lançou, nesta quinta (2), a Campanha do 18 de maio de 2024.
É uma ação que marca o  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A solenidade aconteceu  no auditório do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE), na Boa Vista, na área central do Recife.
Este ano, o tema da ação é “Conexão com Proteção: Eduque, previna e proteja crianças e adolescentes da violência sexual na internet”.
A meta é convocar a sociedade para proteger as crianças e adolescentes das armadilhas do mundo digital.
A Campanha Nacional do 18 de Maio é uma das ações mais importantes que essa Rede, pioneira no Brasil, atua na visibilidade desse tipo de violência que ocorre na área de Criança e Adolescente.
Dolores Fastoso, Representante do Coletivo Mulher Vida e membro da Coordenação da Rede de Enfrentamento, pontuou a importância do fortalecimento do movimento.
“Esse tema busca de forma estratégica chamar a sociedade para o enfrentamento do abuso infantil e de adolescentes no mundo digital”, afirmou.
Como será
A meta da campanha atingir grande parte da população. Serão produzidas camisas, cartazes, banners, faixas, outbus, panfletos. Haverá, ainda, ações nas redes digitais.
O delegado Dalson Macedo, gestor do Departamento da Polícia da Criança e do Adolescente, destacou a importância da mobilizção.
“A prioridade de casos envolvendo crianças e adolescentes é absoluta, mas infelizmente não é isso que temos visto.  Não podemos minimizar esse tipo de crime”, declarou.
Fonte : Diário de Pernambuco
Serra FM

TRE amplia horário de atendimento para quem vai tirar ou regularizar o título de eleitor; saiba como agendar

Post anterior

‘Sinal Vermelho’: ferramenta vai monitorar processos de feminicídio em Pernambuco

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pernambuco