Uncategorized

Aula espetáculo sobre frevo circulará do litoral ao sertão de PE

0

A iniciativa cultural “Transpondo o Passo: Aula Espetáculo de Frevo” percorrerá, no mês de fevereiro, cinco escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, localizadas em quatro macrorregiões do estado de Pernambuco. Mais especificamente, as cidades contempladas serão: Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, com duas escolas; Caruaru, no Agreste, com uma escola; Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, com uma escola; e Recife, na Região Metropolitana, com uma escola.

O projeto, incentivado pelo FUNCULTURA/FUNDARPE – Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco, busca promover ações de salvaguarda do Frevo enquanto Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A proposta inclui uma aula espetáculo que une teoria e prática, realizada de forma demonstrativa e participativa, apresentando o Frevo — sua história e evolução, ritmo e dança, além de suas variações musicais: frevo de rua, de bloco e de canção. Além disso, a aula permitirá aos espectadores conhecer a relação entre o Frevo e o Xaxado, por meio da musicalidade do compositor Lourival Oliveira.

A aula espetáculo é planejada para oportunizar a reflexão sobre o Frevo e seu aprofundamento a partir de elementos relacionados à cultura nordestina, como a poesia. Cada escola receberá uma quantidade de folhetos de cordel que contam a história do Frevo. A ação cultural garante acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva, por meio da interpretação de português para Libras.

Compõem a equipe de execução do projeto profissionais de diversos segmentos relacionados ao Frevo: os passistas Branca Sousa, Edilson Leite e Bruno Vasco; a Orquestra Pajeú de Frevo, todos oriundos do interior; e, claro, o mestre passista Gil do Passo, vindo da Capital do Frevo, mas residente em Serra Talhada desde 2015. É nessa cidade que ele fincou raízes e desenvolve diversas ações de salvaguarda desse ritmo tão pernambucano quanto nós, por meio do projeto Sertão Frevo, vencedor de prêmios como o 5º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco no ano de 2020 e o 1º Prêmio Trajetórias em Dança: Mônica Japiassú de Trajetórias em Dança de 2023.

Serviço:

Dia 13 de fevereiro pela manhã

Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata;

Dia 13 de fevereiro à tarde

EREM Padre Zacarias Tavares – Caruaru

Dia 14 de Fevereiro pela Manhã

EREM Nóbrega – Estrada de Belém – Recife

Dia 19 de fevereiro pela manhã

Escola Municipal Maria Alves Bezerra – Poço da Cerca/Serra Talhada

Dia 20 de fevereiro à tarde

ETE – Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves – Serra Talhada

Por Carlos Sett

Assessor de comunicação e imprensa do projeto

Serra FM

Em Brasília, prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, tem encontro com Assessores de Humberto Costa

Post anterior

Márcia Conrado recebe Selo Ouro da Alfabetização das mãos de ministro

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *