O Centro de Apoio Operacional da Defesa da Educação (CAO Educação) e o Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizaram nos dias 27 de março e 1º de abril, nos municípios de Garanhuns (Agreste Meridional) e Serra Talhada (Sertão do Pajeú), respectivamente, atividades relacionadas à Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. As atividades, nos dois municípios, contaram com o apoio, articulação e incentivo das Promotorias de Justiça de Garanhuns e Serra Talhada, que tiveram à frente os Promotores de Justiça Bruno Miquelão Gottardi e Carlênio Lima Brandão. Ambos estiveram presentes nos dias das apresentações das escolas, nos respectivos municípios.
Em Garanhuns, as atividades foram realizadas no Centro de Produção Cultural do Sesc, Centro da cidade. No local ocorreram acolhimento dos estudantes, brincadeiras e atividades artísticas de alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede pública municipal, entre elas uma apresentação cultural das estudantes da comunidade quilombola de Estivas.
Já Capital do Xaxado a programação aconteceu nas dependências da Escola Municipal Cônego Torres (Avenida Afonso Magalhães, s/nº), no bairro de Nossa Senhora da Penha. Além dos estudantes do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino, participaram gestores, secretários escolares e professores.
De acordo com a Coordenadora do CAO Educação, Isabela Bandeira, os eventos realizados nos municípios são a culminância de tudo o que foi feito e discutido nas escolas durante o ano, abordando o tema.
Lei
A realização da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher está prevista na Lei Federal n° 14.164/2021 e tem, entre os seus objetivos, integrar a comunidade escolar na discussão sobre as formas de prevenção à violência de gênero. Deve ser realizada em todas as escolas públicas e privadas (da educação básica), sempre no mês de março.
A lei determina que os conteúdos sobre direitos humanos e prevenção às diversas formas de violência contra crianças, adolescentes e mulheres devem ser incluídos como temas transversais nos currículos escolares, de acordo com o nível de ensino. Ao MPPE cabe fazer o acompanhamento da implementação da lei em todos os municípios, bem como incentivar a realização de eventos que possam discutir a temática nas escolas.
Comentários