Cultura

UM CERTO GALILEU: Crônica musical por Naldinho Rodrigues

0

O período entre o Carnaval e a Páscoa, os católicos celebram a Quaresma. O momento mais que apropriado para homenagearmos um personagem que teve na Igreja Católica a sua doutrina para ser cantor. Estamos falando de José Fernandes de Oliveira, ou simplesmente Padre Zezinho, que é um padre escritor e músico brasileiro.

Padre Zezinho nasceu no município de Machado, interior de Pernambuco, em 8 de junho de 1941. O pai de Padre Zezinho, o mais jovem de seis irmãos, era um violeiro e foi dele que herdou o amor pela música. Quando criança, passou a conviver com os padres, que davam assistência à sua família. Aos 2 anos, a sua família mudou-se de Machado para Taubaté (SP) depois de seu pai ter sofrido um acidente e ficar paralítico.

Aos onze anos, ingressou no seminário dos padres dehonianos. Ordenado padre aos 25 anos em 1966 nos Estados Unidos, adotou no ano seguinte o teatro e a música como meios de evangelização e, em 1969, também os meios de comunicação com este propósito.

É considerado um dos maiores nomes da música cristã, e um dos pioneiros neste gênero musical. Ele começou a compor suas canções em 1964, hoje o padre coleciona mais de 3 mil músicas. Vale destacar que nem todas canções são cantadas por ele: há outros grupos como: Cantores de Deus, grupo Cascata e ir Ao Povo que cantam músicas composta pelo padre Zezinho.

Padre Zezinho iniciou sua carreira de cantor em 1967. Em 1969, gravou Canção da Amizade (Shalom), seu primeiro compacto, pela Paulinas COMEP. Foi ainda um dos pioneiros no uso de instrumentos modernos como a guitarra elétrica e a bateria na música religiosa. Já gravou discos em mais de cinco idiomas.

Algumas canções das suas mais famosas são Um Certo Galileu, Maria de Nazaré, Amar Como Jesus Amou (gravada em Portugal por José Cid), Oração pela Família (versão para Portugal de Star Light e a dupla Nelo Silva e Cristiana), És Água Viva, Maria da Minha Infância, Alô Meu Deus, Ilumina, Ilumina, Estou Pensando em Deus, Utopia, Tua palavra, Senhor, Mãe do Céu Morena, Um Coração para Amar, Quando Jesus Passar, e muitas outras canções.

Em 2010, recebeu a indicação para concorrer ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em português”. Em 2014, completou cinquenta anos de evangelização.

O Padre Zezinho é reconhecido como um grande comunicador e evangelizador no meio católico. Sobre ser padre e músico ele responde “sou um padre que canta e não um cantor que é padre”. Deste modo mostrou que sua missão primeira era o sacerdócio e que a música era apenas uma ferramenta que ele utilizava para falar de Deus .

Atualmente, o padre Zezinho apresenta um programa em diversas rádios católicas do País, gerado desde São Paulo intitulado “Palavras que não passam”. Apresenta também um programa com o mesmo nome na TV Século 21, da Associação do Senhor Jesus. Em 1997, teve uma importante participação no Especial do rei Roberto Carlos, onde interpretou a música “Oração pela família”.

Para celebrar esse período considerado bastante católico para os cristãos, traremos uma das canções mais escutadas pelos fiéis do mundo católico, que é: UM CERTO GALILEU…

Serra FM

Afogados da Ingazeira FC trás 03 novos reforços

Post anterior

Suspensão do Novo START pelos russos é ‘grave erro’, diz Biden

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura