Pernambuco

Metroviários não aceitam proposta da CBTU e decretam greve geral no Metrô do Recife

0

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (10), os metroviários rejeitaram a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de reajuste de apenas 3,45%, sem aplicação no piso salarial da categoria, e decidiram decretar greve por tempo indeterminado com 100% da frota paralisada.

“Se houve gestos para tentar negociar e evitar essa greve, vieram dessa categoria. Sempre estivemos abertos à negociação. Fizemos uma paralisação de 24 horas, outra paralisação de 48 horas. Aceitamos a proposta do TRT6 e do MPT de sentar e conversar. Novamente, em busca de acordo, aceitamos a proposta do MPT de solicitar 7% de reajuste, porém, mais uma vez, a empresa chegou sem nenhuma proposta”, afirmou Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE.

Ainda de acordo com o representante sindical, a proposta de reajuste oferecida aos metroviários foi ‘indecente’. E, segundo o presidente do Sindmetro-PE, a categoria esperava uma postura diferente do atual governo federal. “É um absurdo, uma proposta indecente (3,45%). Nós não esperávamos isso do governo Lula. É uma decepção para os trabalhadores metroviários, pois na campanha se comprometeu em retirar a CBTU da privatização, mas mantém o posicionamento de Bolsonaro”, lamentou Luiz Soares.

Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos também lamentou a decretação da greve e reforçou que “sempre esteve aberta para o diálogo com os sindicatos”. Ainda no comunicado, a CBTU, que participou da reunião com os sindicatos, nesta quinta-feira (10), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), disse que “apresentou a nova proposta para o Acordo Coletivo 2023-2024 baseada nos parâmetros definidos pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST)”.

Proposta, essa, que despertou a revolta dos metroviários de Pernambuco. “A decisão foi unânime da categoria. É hora de dar a resposta, a gente vai radicalizar. Greve total, não tem isso de 40% ou 60%, não. É 100% de frota parada”, afirmou Assis Filho, vice-presidente do Sindmetro-PE.

Serra FM

Pernambuco anuncia pagamento de precatório dos professores

Post anterior

Assessor de Arthur Lira tinha esquema de lavagem de dinheiro diz “homem de mala”

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pernambuco