Notícias

Início da quarentena tem metrô quase vazio no Recife, mas desrespeito às regras na orla de Boa Viagem

0

O início da manhã desta quinta-feira (28), quando começa a valer a quarentena mais rígida em Pernambuco para tentar conter o avanço da pandemia da covid-19, tem registrado pouca movimentação de pessoas em alguns pontos dos municípios pernambucanos, enquanto em outros o que se vê é um cenário de desrespeito às regras estabelecidas para a população. O decreto, que irá seguir até o dia 28 de março, proíbe o funcionamento de atividades sociais e econômicas não essenciais em todos os horário em todo o Estado.

Em um trecho da praia do Pina, na Zona Sul do Recife, o que se viu foi uma movimentação tranquila. No entanto, mesmo que a determinação do governo de Pernambuco não permita ficar na areia, nadar e praticar esportes ou exercícios físicos, algumas pessoas insistiram em caminhar pela ciclovia, onde é permitido transitar, e calçadão.

Na avenida, alguns cavaletes foram colocados proibindo o estacionamento de veículos, o que também não foi obedecido pela população: foi possível ver carros estacionados próximos à orla. O trecho específico visitado pela reportagem não apresentou nenhuma fiscalização até o momento que a equipe esteve no local.

Já na praia de Boa Viagem, também na Zona Sul da capital, o cenário foi de desrespeito às regras: pessoas circulavam pela faixa de areia, além de utilizarem o calçadão e ciclovia. A equipe de reportagem que esteve no trecho próximo à padaria Boa Viagem constatou que havia fiscalização apenas para retirar as pessoas da faixa de areia.

Desde as 20h da quarta-feira (17) estão fechados o comércio não essencial, bares e restaurantes, praias e parques, escolas, entre outros. O objetivo é conter o aumento de casos e evitar o colapso do sistema de saúde. Os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública, por exemplo, têm uma ocupação superior a 90%, mesmo com a abertura de novos leitos desde a última semana.

Neste período de quarentena, ficam proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais, esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

A movimentação do metrô do Recife, que mesmo durante a pandemia tem registrado uma grande aglomeração de pessoas, também está sendo menor na manhã desta quinta. Faltavam poucos minutos para às 7h quando a reportagem esteve na Estação Recife.

Durante a chegada de um trem, foi possível notar que o meio de transporte contava com algumas pessoas em pé, mas em número bem menor que o visto em dias comuns.

por JC

Serra FM

Hospam: 100% de ocupação na UTI

Post anterior

7.097 pacientes recuperados do covid-19 em Serra Talhada

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias